sexta-feira, 4 de maio de 2012

MATERIA DO DIA - Virada Cultural 2012


Veja destaques dos palcos da Virada Cultural em São Paulo
Fim de semana será agitado no Centro da capital paulista.
Lista mostra os principais palcos e suas atrações.






A Virada Cultural de 2012 levará às ruas de São Paulo cerca de 900 atrações neste fim de semana. Nos palcos montados no Centro da cidade haverá apresentações de música, shows de stand up comedy e peças teatrais.


Praça Júlio Prestes


Sábado (5)
18h - Ray Lema (Congo) e Orquestra Jazz Sinfônica – Pianista, guitarrista, cantor e compositor, Ray Lema se encontra com a orquestra para mostrar, pela primeira vez, o resultado do CD que gravaram juntos.
20h30 – Ebo Taylor (Gana) – Figura histórica do highlife (mistura guitarras e metais do jazz na moderna música africana), o guitarrista é considerado um dos maiores nomes do afrobeat, jazz e funk africanos.


Domingo (6)


00h – Tony Allen (Nigéria) – Influenciado por bateristas como Art Blakey e Max Roach, Tony Allen começou sua carreira musical na década de 1960. Virtuose das baquetas, era uma espécie de maestro arranjador da banda de Fela Kuti.
02h30 – Seun Kuti & Egypt 80 (Nigéria) – Filho caçula de Fela Kuti, vem acompanhado da banda que por muitos anos acompanhou o pai, a Egypt 80. Apresenta seu último álbum, “From Africa with Fury: Rise”.
05h – Bixiga 70 – Formada por dez músicos paulistanos, amantes de afrobeat, a banda junta a música cosmopolita de Gana e Nigéria com os tambores dos terreiros e do samba.
08h – Katchafire - Formada por indígenas da Nova Zelândia, a banda já lançou quatro álbuns, sendo o mais recente de 2010, e virou referência dentro do cenário reggae mundial, com sucessos como “On The Road Again”, “One Stop Shop”.
10h30 – Lazzo Matumbi – Dono de uma potente voz no estilo soul e blues, Lazzo começou a carreira em 1981 como atração do Ilê Ayê. Nos mais de 30 anos de carreira, criousete álbuns, nos quais difundiu o reggae e a música baiana.
13h – Toots and The Maytals (Jamaica) – Banda jamaicana considerada umas das mais emblemáticas do ska e do reggae, influenciou artistas como Ammy Winehouse e Sublime. A banda ganhou um Grammy em 2005 por “True Love”.
15h30 – The Abyssinians (Jamaica) – Banda faz referência à Abissínia, antigo nome da Etiópia. Seu grande sucesso, “Satta Massagana”, lançada em 1971, virou um dos primeiros e mais importantes hinos Rastafari.
18h – Gilberto Gil – Um dos grandes da MPB, Gil participou de movimentos marcantes da cultura nacional, como a Tropicália. Reinventou seu som inúmeras vezes, em discos memoráveis, como “Refazenda” – “Refavela” e “Realce”.


Bulevar São João – Especial Elis Regina


Sábado (5)
18h – Samba Eu Canto Assim (1965) – por Adylson Godoy e Adriana Godoy
O maestro e a cantora apresentam o quinto álbum de estúdio da carreira de Elis Regina, que foi lançado em 1965. Destaque para as canções “Consolação”, “Reza” e “João Valentão”.
19h30 – Elis - Oriente (1973) – por Mairah Rocha
Cantora e percussionista apresenta álbum que ficou marcado pelas grandes composições, sobretudo de Gilberto Gil e da dupla João Bosco e Aldir Blanc, como “Agnus Sei”, “Comadre” e “Oriente”.
21h – Elis, Essa Mulher (1979) – por Giana Viscardi
Cantora e compositora paulistana apresenta “O Bêbado e o Equilibrista”, clássico de João Bosco e Aldir Blanc, “As Aparências Enganam” e “Basta de Clamares Inocência”, entre outras.
22h30 – Elis & Tom (1974) – por Luciana Alves e Diogo Poças
Os artistas apresentam um dos mais importantes álbuns da MPB. Nele estão 14 composições de Tom Jobim e seus parceiros: o clássico dueto de Tom e Elis “Águas de Março”, “Pois É” e “Só Tinha de Ser com Você” .


Domingo (6)
00h – Em Pleno Verão (1970) – por Ully Costa
Vocalista da banda Sandália de Prata canta sucessos como “Vou Deitar e Rolar (Quaquaraquaquá)”, “As Curvas da Estrada de Santos” e “These Are The Songs”.
01h30 – Elis (1972) – Grazie Brasil
Grazie apresenta o primeiro álbum de Elis após a separação de Ronaldo Bôscoli e primeiro após César Camargo Mariano ter saído da banda de Wilson Simonal. Nele estão sucessos como “Bala Com Bala”, “Mucuripe” e “Atrás da Porta”.
03h – Na Batucada da Vida (1974) – por Mara Nascimento
A cantora de soul, jazz e MPB apresenta, além da composição que dá título ao show, as belas “Travessia”, “Ponta de Areia” e “O Mestre Sala dos Mares”.
04h30 – Transversal do Tempo (1978) – por Thais Bonizzi
A cantora paulistana de 22 anos apresenta canções como "Deus Lhe Pague", "Sinal Fechado" (Paulinho Da Viola), "Cartomante" e “Saudosa Maloca”.
06h – Elis (1980) - por Bruna Moraes


A compositora canta sucessos como “Rebento”, “O Trem Azul”, “Vento de Maio”, além de outros destaques deste álbum.


07h30 - Elis (1966) – por Flavia Bittencourt
Cantora apresenta sucessos como “Samba em Paz”, de Caetano Veloso, “Lunik 9”, de Gilberto Gil, “Canção do Sal”, de Milton Nascimento, “Tem Mais Samba”, de Chico Buarque, entre outros.
09h – Elis Regina & Toots Thielemans – Aquarela do Brasil (1969) – por Joana Duah e Gabriel Grossi
Joana e Grossi interpretam pérolas da MPB, como "A Volta", de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, "Corrida De Jangada" e "O Sonho", de Egberto Gismonti.
10h30 - Ela (1971) – por Graça Cunha
Apresentação de disco marcante por conter muitos dos maiores sucessos da carreira de Elis, como "Madalena", "Black Is Beautiful", "Golden Slumbers", "Estrada do Sol", "Mundo Deserto" e "Ela".
12h – Falso Brilhante (1976) – Tati Parra
Álbum com interpretações clássicas como “Velha Roupa Colorida” e “Como Nossos Pais”, ambas de Belchior, “Fascinação” e “Tatuagem” será apresentado pela cantora Tati Parra.
13h30 – Elis Regina in London (1969) – por Larissa Cavalcanti
Cantora apresenta o disco gravado em estúdio londrino e que traz canções como “Corrida de Jangada”, “Se Você Pensa”, “Zazueira”, “How Insensitive”, entre outras.


15h – O Trem Azul (1982) – por Pedrão Baldanza, Leyla Monjardim e Luciana Pires
Dupla relembra último show de Elis, ocorrido há 30 anos, em que foi cantado “Se eu quiser falar com Deus”, “Aprendendo a Jogar”, “Alô Alô Marciano” e “O Trem Azul”.
16h30 – Saudade do Brasil (1980) – por Veronica Ferriani
Artista de Ribeirão Preto vai apresentar sucessos como "As Aparências Enganam", “Aos Nossos Filhos”, “Sabiá” e "Marambaia".
18h – Dois na Bossa (1965) – Jair Rodrigues
Para fechar o especial, cantor apresentará o primeiro dos três álbuns que gravou com Elis entre 1965 e 1967. Entre as canções estão “O Morro não Tem vez”, ”A Felicidade”, “O Sol Nascerá (ASorrir)” e “Acender as Velas”.


Praça da Sé – Humor


Sábado (5)
20h - Show Stand Up 1
Apresentação dos humoristas Danilo Gentili, Fabio Silvestre, Bruno Motta, Márcio Ribeiro, Fernando Caruso, Gustavo Mendes e Léo Lins.
23h30 - Show Stand Up 2
Show reúne os talentos de Cláudio Torres Gonzaga, Rafinha Bastos, Fabio Rapin, Porpetone, Fabio Lins, Marcela Leal e Mauricio Meirelles.


Domingo (6)
2h30 - Show Stand Up 3
Apresentação de Marcos Castro, Bruno Motta, Rafael Cortez, Gus Fernandes, Robson Nunes, Murilo Gun e Patrick Maia.
5h30 - Show Stand Up 4
Começa a apresentação dos humoristas Bruno Motta, Paulinho Serra, Luiz França, Rogério Morgado, Carol Zoccoli, Rogério Vilela e Thiago Carmona.
8h30 - Show Stand Up 5
Com Daniel Duncan, Afonso Padilha, Victor Sarro, Felipe Hamachi e Pedro Lemos.
11h30 - Show Stand Up 6
Apresentação conta com Zé Américo, Renato Torterelli, Fábio Gueré, Rodrigo Cáceres, Rodrigo Fernandes, Marco Zenni e Fábio Porchat.
14h30 - Show Stand Up 7
Marcelo Mansfield, Cris Paiva, Marlei Cevada, Mhel Marrer, Helio Barbosa, Paulinho Gogó e Rafinha Bastos se apresentam.
17h30 - Show Standy Up 8
Na última apresentação de standy up reúne Marcelo Mansfield, Danilo Gentili, Diogo Portugal, Geraldo Magela, Oscar Filho, Macelo Marrom, Rodrigo Capella e Murilo Couto.


Pátio do Colégio – peças de teatro


Sábado (5)
18h - Sem Pensar
Com Denise Fraga, Kiko Marques, Julia Novaes, traz um olhar irônico aos conflitos no cotidiano de uma família.
21h - A Sessão da Tarde ou Você Não Soube Me Amar
A Companhia de Teatro Rock apresenta uma comédia musical que conta a história de Eric, um garoto que, na década de 1980, conhece seu primeiro amor e sonha em fazer sucesso com sua banda de rock.
23h - A Voz do Provocador
Criado, dirigido e protagonizado por Antonio Abujamra, usa a comédia para tentar compreender os brasileiros.


Domingo (6)
0h30 - Os Sete Gatinhos
Com texto de Nelson Rodrigues, traz a história da família Noronha. Nesse núcleo, quatro das cinco filhas são prostitutas e elas tentam, a todo custo, garantir a castidade e a boa educação da irmã mais nova.
3h - A Alma Imoral
Texto baseado em livro homônimo, escrito pelo rabino Nilton Bonder, desconstrói e reconstrói conceitos milenares da história da civilização, como corpo e alma, certo e errado, traidor e traído.


5h - Deve Ser do Caralho o Carnaval em Bonifácio
Peça escrita em 2001, se passa na sala da casa dos irmãos Élcio e Bel. Renato, um amigo dos dois, se junta a eles. O trio alterna os diálogos ora muito ofensivos, ora solidários e até fraternais.
7h30 - O Tribunal de Salomão e o Julgamento das Meias-Verdades Inteiras
Em uma praça pública, dois artistas preparam apresentação de espetáculo no qual investiram suas últimas economias: um tribunal presidido pelo sábio Salomão, auxiliado pela deusa da Justiça. Mas quando a encenação está para começar, o palco é invadido por três pessoas envolvidas numa disputa por um frasco contendo algo misterioso.


9h30 - Histórias por Telefone
No premiado espetáculo infantil, um carrossel mágico, um caranguejo que queria andar para frente e um nariz fujão são personagens, ao lado do senhor Bianchini e sua filha – para quem liga todas as noites para contar uma história.
11h30 - O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Texto de Jorge Amado, a peça traz a história do amor impossível entre um gato malhado e uma linda andorinha, resgatando a tradição dos contadores de histórias.
13h30 - Les Classiques
Em um grande cortejo musical, palhaços do ‘Grand Cirque Les Classiques’ arma o seu picadeiro e realiza espetáculo. A trilha sonora dos números é feita por uma velha sanfona.
15h30 - R&J de Shakespeare - Juventude Interrompida
Releitura do clássico de William Shakespeare, a peça arrebatou a crítica londrina em 1997, quando foi encenada pela primeira vez.
18h - Luis Antonio – Gabriela
A peça revela a trajetória de um travesti de meia idade que, posteriormente, se tornou uma figura conhecida no exterior sob o codinome Gabriela. A Cia. Mungunzá de Teatro leva ao palco a história que se passa sob o reflexo da violência familiar em decorrência da ditadura militar.


Palco Avenida São João


O destaque do palco será a apresentação, no domingo, às 12h, da banda de rock Titãs. Eles apresentarão o seu disco Cabeça Dinossauro, de 1986, um dos mais emblemáticos do grupo.


Sábado (5)
18h30 - Banda Made in Brazil - Jack o Estripador (1976)
21h - Tito y Tarantula
23h30 Iron Butterfly


Domingo (6)
2h - Os Mutantes
4h30 -Members of Morphine & Jeremy Lyons
7h - White Denim
9h30 - Suicidal Tendencies
12h - Titãs
14h30 - La Renga
17h -Black Oak Arkansas 


Cine Olido – especial Gene Kelly


Sábado (5)
18h30 - Les Girls
(Les Girls, EUA, 1957, 114’, cor, DVD)
Direção: George Cukor
Elenco: Gene Kelly, Mitzi Gaynor, Kay Kendall
Sinopse: Depois de escrever um livro-desabafo sobre seus dias de bailarina, Sybil Wren (Kay Kendall) é processada por difamar uma antiga companheira de dança. A história é então apresentada sob três pontos de vista.


20h30 - Sinfonia de Paris
(An American in Paris, EUA, 1951, 114’, cor, DVD)
Direção: Vincente Minnelli
Elenco: Gene Kelly, Leslie Caron, Oscar Levant
Sinopse: Gene Kelly vive um ex-militar americano que mora em Paris e dança conforme o ritmo da cidade. Suas aventuras começam quando ele se apaixona pela atendente de uma loja de perfumes (Leslie Caron, em seu primeiro filme). Destaque para o ballet final com 17 minutos de duração.


22h30 - A Lenda dos Beijos Proibidos
(Brigadoon, EUA, 1954, 108’, cor, DVD)
Direção: Vincente Minnelli
Elenco: Gene Kelly, Cyd Charisse, Van Johnson
Sinopse: Dois americanos viajam à Escócia para caçar, mas acabam se perdendo. No meio da floresta, eles encontram uma pequena vila não indicada no mapa, Brigadoon, um lugar misterioso, onde as pessoas guardam um segredo.


Domingo (6)
00h30 - Cantando na Chuva
(Singin’ in the Rain, EUA, 1951, 103’, cor, DVD)
Direção: Stanley Donen, Gene Kelly
Elenco: Gene Kelly, Donald O’Connor, Debbie Reynolds, Cyd Charisse
Sinopse: Em um dos grandes musicais da história do cinema, Kelly interpreta um astro do cinema mudo que, com a chegada do som, tem que se adaptar aos novos tempos. Seu primeiro grande desafio será atuar em um musical.
02h30 - Alô, Dolly!
(Hello, Dolly!, EUA, 1969, 148’, cor, DVD)
Direção: Gene Kelly
Elenco: Barbra Streisand, Walter Matthau, Michael Crawford
Sinopse: Adaptação de um musical da Broadway, Dolly é uma jovem viúva e casamenteira profissional que decide conquistar o avarento comerciante Horace Vandergeider (Walter Matthau).
05h - Os Três Mosqueteiros
(The Three Musketeers, EUA, 1948, 125’, cor, DVD)
Direção: George Sidney
Elenco: Gene Kelly, Lana Turner, June Allyson
Sinopse: Versão do clássico de Alexandre Dumas em que Gene Kelly interpreta o jovem D’Artagnan, que vai a Paris com a cabeça cheia de ambições e duela, à sua maneira, para abrir caminho até a tropa de mosqueteiros do Rei Luís 13.
07h - Marujos do Amor (Anchors Aweigh, EUA, 1945, 143’, cor, DVD)
Diretor: George Sidney
Elenco: Frank Sinatra, Gene Kelly, Kathryn Grayson
Sinopse: Kelly e Frank Sinatra vivem dois marinheiros que têm quatro dias de licença para fazer o que quiserem. Eles desembarcam em um porto e não demoram muito a se meter em diversas confusões. Destaque para a sequência em que Kelly dança com o rato Jerry (de Tom e Jerry).
09h30 - Adorável Pecadora
(Let’s Make Love, EUA, 1960, 119’, cor, DVD)
Direção: George Cukor
Elenco: Marilyn Monroe, Bing Crosby, Frankie Vaughan, Gene Kelly
Sinopse: Marilyn Monroe interpreta uma atriz de sinceridade desconcertante que ensina a um magnata internacional que o dinheiro não pode comprar o amor.
11h30 - O Pirata
(The Pirate, EUA, 1948, 102’, cor, DVD)
Direção: Vincente Minnelli
Elenco: Gene Kelly, Judy Garland, Walter Slezak
Sinopse: Judy Garland é uma garota que está noiva de um rico homem de seu vilarejo, mas ao mesmo tempo sonha com o lendário pirata Macoco. Um viajante cantor se apaixona por ela e, para impressioná-la, finge ser pirata.
13h30 - Ziegfeld Follies
(EUA, 1945, 110’, cor, DVD)
Direção: Vincente Minnelli, George Sidney e outros
Elenco: Gene Kelly, Judy Garland, Fred Astaire, William Powell, Lucille Ball, Esther Williams
Sinopse: No céu, o showman Florenz Ziegfeld Jr. lembra com muita saudade de sua estreia na Broadway com o show Ziegfeld Follies, em 1907. Mesmo já estando morto, ele ainda tem esperança de uma última vez reviver a magia desse espetáculo.
15h30 - Xanadu
(Xanadu, EUA, 1980, 93’, cor, DVD)
Direção: Robert Greenwald
Elenco: Olivia Newton-John, Gene Kelly, Michael Back
Sinopse: Último filme em que Gene Kelly atua. Kira (Olivia Newton-John), deusa da dança, volta à Terra para ajudar Sonny Malone (Michale Beck), um artista incompreendido. Com a ajuda do dançarino Danny Mc Guire (Gene Kelly), Kira pode realizar o sonho de Sonny.
17h30 - Sinfonia de Paris
(An American in Paris, EUA, 1951, 114’, cor, DVD)
Direção: Vincente Minnelli
Elenco: Gene Kelly, Leslie Caron, Oscar Levant
Sinopse: Gene Kelly vive um ex-militar americano que mora em Paris e dança conforme o ritmo da cidade. Suas aventuras começam quando ele se apaixona pela atendente de uma loja de perfumes (Leslie Caron, em seu primeiro filme). Destaque para o ballet final com 17 minutos de duração.


Obs. Na minha visão, o grande destaque é o show do Suicide Tendence


Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/virada-cultural/noticia/2012/05/veja-destaques-dos-palcos-da-virada-cultural-em-sao-paulo.html

Nenhum comentário: