segunda-feira, 14 de maio de 2012

BRASIL - Multa para quem não respeitar ciclista


CET começa a multar motorista que não respeitar ciclista em SP
Fiscalização será intensificada a partir desta segunda-feira (14).
Multa pode chegar a R$ 574,62 e sete pontos na habilitação



A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começa a multar a partir desta segunda-feira (14) os motoristas que desrespeitarem os ciclistas. Cerca de 2,4 mil agentes espalhados pela cidade de São Paulo irão olhar com mais atenção o posicionamento dos motoristas em relação às bicicletas.

A fiscalização ocorrerá em vias e pontos onde os acidentes envolvendo ciclistas são mais frequentes. Dez agentes da CET farão o trabalho utilizando bicicletas.

“Eles vão observar se o veiculo se aproxima demais do ciclista, fazendo que mude seu trajeto, se ele faz uma ultrapassagem que gera insegurança para o ciclista, se ao fazer uma conversão à direita ele não dá prioridade para o ciclista que quer seguir em frente”, explicou Dulce Luftalla, assessora de fiscalização da CET.

A multa para quem desrespeitar o ciclista é de até R$ 574,62, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Curso

Na semana passada, agentes da CET iniciaram um treinamento para fiscalizar as ruas de São Paulo de bicicleta. Segundo André Pasqualini, integrante do grupo responsável por administrar o curso e um de seus idealizadores, a equipe de 15 pessoas que está sendo treinada é formada majoritariamente por agentes responsáveis pela fiscalização de Zona Azul na região de Moema, na Zona Sul.

Em Moema funciona a ciclofaixa permanente, que completou seis meses no sábado (5). Na região, quase dois carros por dia foram multados por desrespeitar o espaço exclusivo para ciclistas.

Os agentes foram orientados sobre legislação de trânsito, comportamento de ciclista e procedimentos técnicos de aplicar multas. Na uma última fase, Pasqualini acompanhará de bicicleta cada agente nas ruas de Moema, onde será feito uma simulação de como será o trabalho em campo.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/05/cet-comeca-multar-motorista-que-nao-respeitar-ciclista-em-sp.html

Nenhum comentário: