segunda-feira, 4 de junho de 2012

MATERIA DO DIA - Irmã de Renato Russo critica tributo


Irmã de Renato Russo critica atuação de Wagner Moura em tributo à Legião


“Há atores que cantam muito bem, e cantores que atuam muito bem. O que faltou foi discernimento para saber o que é bom e o que é ruim. Se o Wagner (Moura) não tem um bom ouvido musical, os dois artistas da banda deveriam tê-lo orientado”, criticou a musicista Carmem Teresa Manfredini, irmã de Renato Russo, em entrevista exclusiva ao Correio. A cantora, falando em nome da família, reprovou veementemente aquilo que era para ser uma homenagem; mas, em suas palavras, foi “constrangedor”, “desrespeitoso” e “frustrante”.


Carmem considera que cantar as músicas de Renato é difícil até para um profissional. “Faltou afinação, ensaio, a assessoria de um professor”, lamenta. “Tem que ter cuidado com essa obra. Não é assim que se faz, não é qualquer pessoa que canta essas músicas. Renato tinha uma extensão vocal incrível”, enfatiza. “Eu gostaria que a homenagem tivesse sido mais bemfeita.”






Para a família, o tributo deveria contar com diversos convidados, incluindo ex-legionários (como o ex-baixista Renato Rocha) e músicos de apoio. Mas a MTV não acatou a decisão e resolveu investir no formato “trio”, tal qual era a banda. “Só ficamos sabendo há dois meses, mas já estavam planejando desde o ano passado”, reclamou Carmem. “É muito duro a família ter que ouvir do representante do Dado e do Bonfá que não temos poder de decisão por não sermos artistas.”


O único ponto forte destacado foi a participação do público, que cantou em uníssono todas as faixas. “Eles amam a Legião, amam Renato Russo, e estão carentes de coisas boas”, considera Carmem. “A força da Legião era o meu pai e seus fãs. O que eu vi no programa, da parte do público, foi muito lindo”, completou Giuliano Manfredini, filho de Russo.






Repercussão virtual


Ao se improvisar de vocalista da Legião, Moura chamou para si uma responsabilidade enorme e, obviamente, dividiu opiniões. A repercussão nas redes sociais foi tanta que, ainda na manhã de ontem, os termos “Wagner Moura”, “Legião Urbana” e “Renato Russo” eram os mais comentados no Twitter. Comentários ferinos dominaram a rede, como: “A pessoa que convidou o Wagner para cantar no tributo com certeza odiava a Legião”, “daqui a pouco Vera Fischer fará tributo a Marisa Monte”. Mas as alfinetadas tinham logo troco. “Esses críticos idiotas não entenderam o ‘espírito da coisa’. Wagner Moura mandou superbem, nada a ver o compararem ao Renato”, escreveu um usuário.





O rapper Emicida foi um dos que se posicionou a favor. “Legião é a maior banda de rock do Brasil (nem é minha favorita). Merece diversas homenagens. Ninguém faz nada e só aparece agora para zuar”, criticou no Twitter. O ex-baixista da Fresno Rodrigo Tavares também comentou a performance. “Cheguei do tributo. Renato deixou uma obra, Wagner respeitou e mandou muito bem.”


Fonte: correiobraziliense

Nenhum comentário: