sexta-feira, 22 de junho de 2012

MATERIA DO DIA - Hollywood Rock


O festival teve início em 1975, mas só voltaria a acontecer novamente em 1988. Logo depois, os anos que ocorreram o festival foram 1990, 1992, 1993, 1994, 1995 e 1996. Foi evento que começou um tanto modesto, viajando por diversas praias do país, mas ao longo dos anos adquiriu um reconhecimento internacional. O festival não aconteceu em 1989 e em 1991 (o último devido ao Rock in Rio 2 que acontece ao mesmo tempo no Rio de Janeiro).
Se apresentaram no festival bandas como Tears For Fears, Engenheiros do Hawaii, Skid Row, Bon Jovi, Alice in Chains, Nirvana, L7, Red Hot Chili Peppers, Extreme, Aerosmith, The Black Crowes, Page and Plant, The Rolling Stones, The Cure, White Zombie, Smashing Pumpkins, Pretenders, Dr. Sin, Os Paralamas do Sucesso, Ira!, UB40, Simple Minds, Ultraje a Rigor, Duran Duran, Supertramp, Barão Vermelho, Titãs, Pato Fu, Raimundos entre outros.
A Lei Ordinária nº 9.249, aprovada em 1996, proíbe propaganda de produtos fumígeros em eventos culturais. Desde então o festival não pôde mais ser realizado.






Hollywood Rock (1975)


A primeira edição do Hollywood Rock (embora não seja oficial) ocorreu no campo do Botafogo, em 1975, e foi organizada por Nelson Motta. O festival rolou durante quatro sábados, e contou apenas com artistas nacionais. Dentre as atrações, estiveram Celly Campelo, Erasmo Carlos, Raul Seixas e os grupos O Peso e Vímana, que não chegou a tocar todo o repertório devido a problemas na aparelhagem. Destaque para os shows de Rita Lee & Tutti-Frutti (o primeiro da cantora após sua saída dos Os Mutantes), Os Mutantes (também a primeira apresentação do grupo sem Rita) e Raul Seixas (que talvez tenha sido o que foi melhor registrado do evento). Segundo Nelson Motta, o evento recebeu cerca de 10 mil pessoas a cada dia.





Hollywood Rock (1988)


A primeira edição oficial do Hollywood Rock ocorreu em janeiro de 1988, com 4 noites dos concertos em cada cidade. Os locais escolhidos para as apresentações eram o Estádio do Morumbi em São Paulo e o da Praça da Apoteose (seção final do Sambódromo) no Rio de Janeiro. O Supertramp, que encerrou o festival nas duas cidades, foi a grande estrela do evento. Já o UB40, que abriu para Simple Minds, também obteve uma boa resposta do público. A banda de reggae britânica distinguiu-se também por receber alguns convidados em sua apresentação, como o cantor Robert Palmer, a líder dos Pretenders Chrissie Hynde (que executou ao vivo seu famoso dueto com Ali Campbell do UB40 "I Got You Babe") e Paralamas do Sucesso, que tinham tocado na mesma noite. Outras atrações internacionais foram Pretenders, Simply Red e Duran Duran.


Também representando o Brasil nas quatro noites do evento (na edição seguinte o festival seria encurtado para três noites), se apresentaram Ira!, Titãs, Ultraje a Rigor, Lulu Santos e Marina Lima.


A PROGRAMAÇÃO


1ª noite
Ira!
Titãs
Pretenders





2ª noite
Paralamas do Sucesso
UB40
Simple Minds





3ª noite
Ultraje a Rigor
Simply Red
Duran Duran





4ª noite
Lulu Santos
Marina
Supertramp





Hollywood Rock (1990)


O segundo festival Hollywood Rock ocorreu em janeiro de 1990, nos mesmos moldes da edição anterior. Os grandes shows desse Hollywood Rock foram Bob Dylan, Marillion, Bon Jovi (que veio na turnê do álbum New Jersey), Eurythmics, Tears For Fears e Terence Trent D'arby. Os artistas nacionais foram Barão Vermelho, Lobão, Engenheiros do Hawaii e Capital Inicial. Gilberto Gil, que a princípio abriria a primeira noite para Bob Dylan, acabou não participando em função do acidente de carro que matou o seu filho, que também tocava bateria em sua banda, na véspera do show. Acabou substituído por Margareth Menezes.





Hollywood Rock (1992)


A terceira edição teve atrações como Living Colour, EMF, Seal, Jesus Jones, Skid Row e Extreme. Esse ano, a edição de São Paulo ocorreu no Estádio do Pacaembu, enquanto a edição do Rio de Janeiro continuou no Sambódromo. As atrações nacionais foram Lulu Santos, Titãs, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Cidade Negra.





Hollywood Rock (1993)


Durante a quarta edição, o movimento grunge estava explodindo em torno do mundo, e nomes renomados do gênero, como Nirvana, Alice in Chains e L7 comandaram o festival, junto com o Red Hot Chili Peppers e o Simply Red. Os desempenhos controversos do Nirvana em São Paulo e Rio de Janeiro geraram muita discussão entre os fãs e a mídia. Kurt Cobain, aparecendo muito intoxicado, cuspiu nas lentes de todas as câmeras da tevê colocadas em torno do palco (o show estava sendo transmitido ao vivo pela TV Globo), e tentou destruir os suportes e equipamentos do palco. Algumas cenas do concerto do Nirvana no Rio de Janeiro podem ser vistos no documentário Live! Tonight! Sold Out!!. Por conta da demanda elevada para bilhetes, os shows de São Paulo foram mudados para um estádio maior, o do Estádio do Morumbi. As atrações nacionais foram Engenheiros do Hawaii, Biquini Cavadão, De Falla, Dr. Sin e Midnight Blues Band.[1]





Hollywood Rock (1994)


A edição de 1994 ocorreu novamente no Estádio do Morumbi, em São Paulo, e no Sambódromo, no Rio de Janeiro. As atrações dessa edição foram Aerosmith, Poison, Ugly Kid Joe, Live, Robert Plant e Whitney Houston, além das bandas nacionais Sepultura, Titãs e Skank, e os cantores Fernanda Abreu e Jorge Ben Jor.





Hollywood Rock (1995)


A sexta edição do Hollywood Rock teve como novidade o retorno do espetáculo em São Paulo para o Estádio do Pacaembu. No Rio de Janeiro, o festival foi transferido para o estádio do Maracanã. As grandes atrações dessa edição foram The Rolling Stones e Spin Doctors e as nacionais Barão Vermelho e Rita Lee.





Hollywood Rock (1996)


O último festival Hollywood Rock ocorreu em janeiro de 1996 e teve como atrações Jimmy Page & Robert Plant, Smashing Pumpkins, Supergrass, White Zombie, The Cure, Urge Overkill, Steel Pulse, Aswad e Black Crowes, além das nacionais Pato Fu, Raimundos, Cidade Negra e Chico Science e Nação Zumbi. Gilberto Gil recebeu convidados no palco, entre eles Lobão, Lulu Santos e Fernanda Abreu. Em São Paulo, os shows ocorreram no Pacaembu.







Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: