quinta-feira, 13 de setembro de 2012

BRASIL - Vendas de veículos recuam 8,9% em julho, apesar do IPI




Apesar do benefício do IPI reduzido, as vendas de veículos recuaram 8,9% de junho para julho.

Os dados estão na Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quinta-feira (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De todas as categorias pesquisadas, veículos foi a que teve a maior retração no mês --apenas a categoria livros e papelarias também registrou perda, mas bem menos intensa (0,7%).

O resultado de veículos derrubou o indicador do comércio varejista ampliado, que caiu 1,5% de junho para julho. O índice registrou alta de 10,2% frente a julho de 2011. De janeiro a julho, soma expansão de 7,5%. Em 12 meses, acumula crescimento de 5,9%.

Em parte, a forte queda das vendas de veículos se explica, diz o IBGE, pela elevada base de comparação com junho, quando o setor havia registrado forte alta de 23,9%. Na comparação com julho de 2011, o setor cresceu 16,4%. Já no acumulado de 2011, a alta ficou em 5%.

Além de veículos, o índice comércio varejista ampliado, o ramo de material de construção também integra o indicadores e registrou alta de 1% de junho para julho.

Diante de estoques elevados e produção em queda, o governo reduziu o IPI em maio para estimular o setor de veículos, ramo de importante encadeamento com outros elos da indústria. Com os pátios das montadoras lotados, a produção demorou a reagir, mas as vendas de veículos subiram rapidamente. A queda de agora é um primeiro sinal de alerta.

Fonte: Uol

Nenhum comentário: