terça-feira, 3 de julho de 2012

BRASIL - Pedágios nas estradas de SP ficam até 4,98% mais caros no domingo






Pedágio na Imigrantes passa a custar R$ 21,20, em vez de R$ 20,10.
Índices de inflação usados neste ano são menores do que os de 2011


As tarifas de pedágio das rodovias sob concessão no Estado de São Paulo ficarão mais caras no próximo domingo (1º).
De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o reajuste será de 4,98% nas praças em que incide o IPCA, segundo o contrato de concessão. Já nas rodovias em que o cálculo é feito pelo IGP-M, será aplicado o reajuste de 4,26%. 
Na Rodovia dos Imigrantes, por exemplo, o pedágio para quem desce a serra sai de R$ 20,10 para R$ 21,20. Já na Rodovia dos Bandeirantes, para viajar em um sentido é precisa passar por cinco praças de pedágio e pagar, ao todo, R$ 33,10 – antes pagava-se R$ 31,80.
O reajuste é determinado com base no acumulado do IPCA ou do IGP-M dos últimos 12 meses, ou seja, de junho de 2011 ao final de maio de 2012.
No ano passado, esses índices de inflação foram maiores. O IPCA tinha variado 6,55%, enquanto o IGP-M ficou em 9,77%.
O IPC-A, calculado pelo IBGE, é o índice oficial para aferir a inflação do país e é utilizado para reajustar as tarifas de sete contratos de concessão firmados a partir de 2008.
Já o IGP-M, que é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) vale para 12 contratos de concessões assinados em 1998 e 2000.
Como o IGP-M neste ano foi menor que o IPCA, contrariando a tendência, o governo do Estado desistiu de usar o IPCA para o reajuste de todos os contratos neste ano, como o governador Geraldo Alckmin (PSDB) chegou a anunciar.
Promessa


Os preços cobrados nas rodovias paulistas e as reclamações dos usuários motivaram o governador Geraldo Alckmin a prometer em sua campanha realizada em 2010 fazer uma revisão dos contratos.
No cargo desde janeiro de 2011, Alckmin não baixou os valores do pedágio, segundo a Artesp, mas contratou um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para avaliar os contratos. O estudo, segundo a Artesp, ainda não foi concluído.
Uma alternativa que foi adotada pelo governador foi iniciar a adoção do pedágio por quilômetro rodado.
O sistema, chamado Ponto a Ponto, entrou em operação na praça do km 60,8 da Rodovia Santos Dumont (SP-75), em Indaiatuba (SP).
A Artesp afirma que o pedágio é o principal recurso para a manutenção das rodovias concedidas. A conservação e a manutenção custam em média R$ 5,1 milhões por dia.
Segundo o governo, as dez melhores rodovias do país são do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
O governo do Estado cita ainda outros investimentos, como a quinta faixa da Rodovia dos Imigrantes, a construção do Trecho Leste do Rodoanel e a duplicação da Raposo Tavares.
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Fonte: Globo 

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