O festival Rock in Rio confirmou a participação do guitarrista John Mayer na edição 2013. O músico se apresenta no dia 15 de setembro, no Palco Mundo. No mesmo dia, o festival contará com o veterano Bruce Springsteen. Confira outras atrações confirmadas para o Rock in Rio 2013: 13/09/2013 - Não há atrações confirmadas 14/09/2013 - Muse 15/09/2013 - Bruce Springsteen, John Mayer. Ivan Lins + George Benson 19/09/2013 - Metallica, Alice in Chains, Ghost, Sepultura + Tambours du Bronx 20/09/2013 - Ben Harper 21/09/2013 - Não há atrações confirmadas 22/09/2013 - Iron Maiden, Avenged Sevenfold, Slayer Com 28 anos, o Rock in Rio pretende atingir sete milhões de espectadores presentes na Cidade do Rock para a nova edição. A venda oficial de ingressos inicia em abril. Por enquanto, somente membros do Rock in Rio Club tiveram acesso à pré-venda. Em outubro do ano passado, a venda antecipada do Rock in Rio Card bateu recorde: 80 mil ingressos foram vendidos em 52 minutos. Fonte: Territoriodamusica
Um dos melhores shows do Brasil, enfim, terá um registro oficial em vídeo: o Andralls anunciou a gravação de seu primeiro DVD. A apresentação a ser gravada será em Belém, capital do estado do Pará, no lendário Teatro Waldemar Henrique. Como não poderia ser de outra forma, a banda prepara uma gravação com alta produção de som e luz e irá contará com a banda tocando músicas de todos os álbuns. Vale salientar que se trata de um especial comemorativo de 15 anos de estrada do grupo. O DVD ainda sem título, contará, além da apresentação a ser gravada, com várias imagens antigas da banda, com depoimentos de ex-membros, muitas imagens de turnês e muita zoeira, bem ao estilo da banda. O Andralls explica a escolha do local para as filmagens: "Nós decidimos fazer essa gravação em Belém, pois é uma cidade que sempre nos apoiou muito desde o começo de nossa carreira e já fizemos shows históricos por lá, sem falar que iremos poder usar toda a estrutura do teatro Experimental Waldemar Henrique, teatro esse que já teve bandas como Stress, Morfeus, dentre outras bandas clássicas do underground paraense. Esperamos fazer com que os bangers paraenses tenham uma noite de muita diversão com muito Fasthrash para quebrar os pescoços de todos!". O DVD será lançado no Brasil pela gravadora Distro Rock Records. A data de lançamento e mais detalhes serão anunciados em breve. Fonte: Roadiecrew
A Vanguarda Paulista foi um movimento cultural surgido na capital paulista no final dos anos 70, durando até meados dos anos 80, e se caracterizava por ser totalmente independente numa época em que as gravadoras ditavam as regras no mercado fonográfico nacional. Surgido ao redor da USP e tendo como abrigo mais constante o célebre teatro Lira Paulistana (que depois viraria também gravadora), os artistas se destacavam mais pela distinção do que predominava as rádios na época do que por alguma característica comum a todos os artistas. Os principais membros da Vanguarda Paulista foram Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção e os grupos Rumo, Premeditando o Breque e Língua de Trapo. O marco inicial do que viria a se tornar o movimento foi o lançamento de “Clara Crocodilo”, de Arrigo Barnabé em 1980, cujo som era totalmente alternativo e causa estranhamento aos ouvidos mais ingênuos até hoje, imagine três décadas atrás. Arrigo fazia um som altamente experimental, abusando de instrumentos inusitados, harmonias sem nenhum apelo comercial, de modo que é considerado por alguns o Frank Zappa brasileiro. Já Itamar seguia pela mesma linha – tendo tocado inclusive como baixista na banda de Arrigo -, porém com letras brilhantes, com fraseados que viriam a influenciar o rap, tendo sido regravado por inúmeros artistas como Cássia Eller e Zélia Duncan. Já o grupo Rumo era incrível, possuía melodias trabalhadas, com influência de MPB e música regional, com canções ora sutis, ora mais animadas, e boas melodias vocais. Ouvindo o som do Rumo é impossível não associá-los a artistas contemporâneos como Tulipa Ruiz, Los Hermanos, Marisa Monte, entre outros. Dos membros da Vanguarda, o Rumo era talvez o único com potencial comercial. Além destes, haviam também o grupo pop rock com letras irreverentes Língua de Trapo e o também irreverente, porém com mais influência de música regional e samba, Premeditando o Breque. Havia também outros cantores, cantoras e grupos que rodeavam esse quinteto principal do movimento, porém sem maior destaque. Todos os artistas citados tiveram participação marcante nos festivais de música, ainda tradicionais na época, tendo despertado interesse de grandes nomes da MPB, como Elis Regina e Caetano Veloso. No entanto, nenhum artista da Vanguarda obteve o devido reconhecimento à época, já que sem apoio de grandes gravadoras ou empresários, eles sempre viveram às margens do som mais convencional das rádios, tendo ficado reservado aos que frequentavam e remexiam o underground paulista da época. É curioso notar que hoje em dia ser um artista independente é quase um hype e já se tornou um fato normal, pois vivemos uma época de declínio vertiginoso das gravadoras. Porém na época, ser artista independente no Brasil era tratado por muitos como marginalidade, pois vivíamos num regime ditatorial rígido, além é claro do controle total da música por parte das gravadoras através do conhecido ‘jabá’ (verba destinada às rádios pelas gravadoras para tocarem os singles de seus artistas). Analisando hoje cada artista que fez parte daquele efervescente movimento, notamos que Arrigo realmente fazia um som muito experimental e realmente de difícil acesso, apesar de se mostrar um músico extremamente criativo e ousado; já os grupos Língua de Trapo e Premeditando o Breque eram mais singelos e faziam um som mais descompromissado, apesar do requinte musical do segundo; no entanto o Rumo e Itamar Assumpção deveriam ter muito mais reconhecimento, pois direta ou indiretamente influenciaram um sem número de artistas que vieram depois deles. A maior lição que a Vanguarda Paulista deixou, além do vasto e rico legado musical, foi de fazer o que acreditavam, independente do momento totalmente adverso, não se rendendo a qualquer imposição estética ou sonora, se mantendo fiel aos seus princípios. Os mais puristas podem pensar que eles estavam no lugar errado, na hora errada. Já eu prefiro acreditar que se eles estivessem em qualquer outro lugar, em qualquer outro momento não teriam feito tudo que fizeram, pois o que eles queriam era confundir, bagunçar o coreto de uma música nacional cada vez mais careta, abrindo caminho para toda geração do rock nacional que viria a explodir anos depois. Que os curiosos e saudosos nunca deixem morrer a obra e o legado da Vanguarda Paulista. Fonte: Whiplash
The Cure virá ao Brasil para fazer shows no Rio de Janeiro (dia 4 de abril, no HSBC Arena) e em São Paulo (no dia 6, no Estádio do Morumbi). Os ingressos para a apresentação na capital fluminense começam a ser vendidos dia 19 de fevereiro, enquanto os fãs paulistas terão a oportunidade de comprar a partir do dia 18 - de acordo com a produtora, 40 mil bilhetes serão disponibilizados para o show no Morumbi. A venda será feita por meio do Livepass. Em comunicado oficial, Robert Smith, líder do grupo, disse estar "delirantemente feliz de finalmente voltar à América do Sul – ficamos afastados por muito tempo! Nossos shows vão ter mais de três horas de duração e podem ter certeza que estamos firmemente decididos a fazer desta turnê a mais memorável de toda a nossa carreira!" Fonte: Omelete
O décimo segundo álbum de estúdio do Bon Jovi está pronto. O disco recebeu o título de "What About Now" e chega às lojas norte-americanas e européias no dia 25 de março, pela Universal Music. A foto fora de foco que acompanha esta nota é a nova foto de divulgação da banda. O primeiro 'single' do álbum é "Because We Can", já disponível para download no iTunes. Ouça abaixo:
"What About Now" reúne 12 faixas em sua versão padrão e mais quatro bônus numa versão especial. Confira o repertório: 01. Because we Can 02. I'm With You 03. What About Now 04. Pictures of You 05. Amen 06. That’s What the Water Made Me 07. What’s Left of Me 08. Army of One 09. Thick as Thieves 10. Beautiful World 11. Room at the End of the World 12. The Fighter] Fonte: Territoriodamusica
Assista abaixo a primeira Top Note Sessions, série de vídeos gravados em shows inimistas no teatro do quarto andar do The Metro. A banda que inaugura o projeto é o Nada Surf. Confira: