quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Jovem atribui gravidez à gravação de rock em A Fita Azul

Via Diario do Grande ABC/Estadão

Rebecca Thomas criou-se numa família de mórmons, mas não como os que retrata em A Fita Azul, seu filme em cartaz nos cinemas do Brasil. Tinham telefone, fax. Não negavam a tecnologia. De uma maneira que nem ela sabe explicar direito, foi para Los Angeles, porque queria contar histórias, e percebeu que o cinema seria sua mídia. Com A Fita Azul, ela fez sucesso no Sundance Festival. O público de lá adorou seu filme e A Fita Azul - Electric Children, no original - foi vendido para todo o mundo, incluindo o Brasil.
A história é inusitada, para dizer-se o mínimo. Uma garota mórmon engravida e atribui o fato à fita do título, um registro de rock (and roll). Naturalmente que todo mundo ironiza o fato, mas garota insiste na sua versão. E parte para Las Vegas, a capital do jogo nos EUA, em busca da voz responsável por sua gravidez. Como se conta uma história dessas? "Acreditando no inesperado e no maravilhoso", diz a própria Rebecca numa entrevista por telefone.
entrevista foi realizada durante a Mostra de Tiradentes, onde os filmes, autorais e de "processo" são difíceis de enquadrar num só gênero. O filme de Rebecca também dá a impressão de trafegar por diversos gêneros. Documentário, comédia, drama. Ela prefere condensar tudo isso numa só palavra - "fábula". Diz que A Fita Azul é uma fábula moderna. "O espectador tem de aceitar certas coisas que nunca encarei como inverossímeis, ou impossíveis. Foi minha maior dificuldade durante toda a realização. Esse filme necessita de um tom, e eu pensava - será que estou contando minha história da maneira correta? No limite, descobri que o que eu necessitava era da cumplicidade do espectador, que ele entrasse no clima. Parei de me preocupar e fiz o filme como achava que deveria ser, achando que talvez encontraria meu público, o público que esse filme exige. Sundance foi muito importante porque descobri que havia público para meu filme. Fui depois a Berlim, e uma plateia completamente diferente também entrou no clima."
Sem nouvelle vague, e ambientado num universo mais particular - talvez -, A Fita Azul tem alguma coisa do clima de Frances Ha, o longa de Noah Bambauch, que tanto sucesso fez nos cinemas brasileiros. O fato de trabalhar com a repressão - e conceitos religiosos - pode ser que não torne tão atraente para o público mais descolado, mas essa história toda tem certo encanto. Ele passa pela atriz Julia Garner, que faz o papel, assim como o encanto de Frances depende muito da adesão do público à atriz e roteirista Greta Gerwig. "Tinha consciência de que meu filme dependia muito da escolha da atriz, e por isso fui rigorosa", conta Rebecca.
Depois de muitos testes - centenas -, ela chegou a Julia Garner. "Ela é o oposto da minha personagem. É judia, nova-iorquina, cosmopolita. Como uma pessoa assim pode encarnar uma interiorana ingênua e crédula? É um dos mistérios da arte. O fato de um ator, ou uma atriz, poder fazer uma personagem que lhe seja tão diversa. Julia me surpreendeu o tempo todo. Quando eu ia lhe dizer uma coisa, ela já tinha sacado tudo sobre a personagem. Acho que faço cinema para trabalhar com atores, com gente. Se não existe adesão, entrega, o filme não acontece."
O sucesso de A Fita Azul abriu portas para Rebecca Thomas. Agora mesmo, ela estuda, entre tantos ofertas, qual vai aceitar (e fazer).
Algumas ideias incluem TV. Na contramão do discurso que considera a TV mais criativa que o cinema nos EUA da atualidade, Rebecca não se interessa. "A TV é muito industrial, muito rápida. Enquanto puder, vou querer fazer cinema. Foi o cinema que me fez ter vontade de fazer filmes. Quero continuar fiel à minha primeira paixão."
A FITA AZUL - Título original: Electrick Children. Direção: Rebecca Thomas. Gênero: Drama. (EUA, 2012; 96 min.)
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Sustentabilidade no RiR Lisboa

Rock In Rio Lisboa é o primeiro festival em Portugal com sustentabilidade certificada


Via diariodigital.sapo.pt/


O Rock In Rio Lisboa é o primeiro festival com certificação de sustentabilidade em Portugal, e um dos primeiros no mundo, o que levou a organização a passar a medir o seu impacto social na comunidade, disse fonte da organização.

"É um dos primeiros [festivais a ter a certificação de sustentatibilidade] a nível mundial", disse à Lusa a coordenadora para área da Sustentabilidade do Rock In Rio Lisboa, Dora Palma, acrescentando que, "em Portugal, é o primeiro" festival com a certificação, assim como aconteceu no continente americano, através do Rock in Rio Brasil.
O Rock in Rio Lisboa obteve a certificação de acordo com a norma internacional de Sistemas de Gestão para a Sustentabilidade de Eventos ISO 20121.
"Estamos mais uma fez a ser pioneiros - e numa temática que não é muito comum aos eventos", como é o caso da sustentabilidade, reforçou.
Dora Palma avançou que, na edição deste ano, em Lisboa, que marca o 10.º aniversário do festival na capital portuguesa, o Rock in Rio decidiu levar mais longe a preocupação, tentando "mensurar os impactos sociais" na comunidade.
A ideia, esclarece Dora Palma, é encontrar formas de minimizar ou compensar os fatores negativos e potenciar os positivos, melhorando o desempenho global.
A vertente ambiental "está mais desenvolvida, porque, desde 2006, compensamos a 'pegada carbónica', o que quer dizer que fazemos o levantamento do que é o nosso impacto ambiental", disse Dora Palma, dando o exemplo da gestão de resíduos - que são conduzidos para valorização ou para reciclagem -, um problema central para este tipo de eventos.
"O mais complicado de documentar", porém, "são os impactos sociais", prossegue a responsável. "Sabemos que há um impacto económico, [que] melhora a qualidade de vida, mas vamos mexer com a dinâmica diária das pessoas" que habitam na área do Parque da Bela Vista. E são esses aspetos que vão agora merecer a atenção da organização.
A norma internacional de Sistemas de Gestão para a Sustentabilidade de Eventos ISO 20121 é atribuída depois de auditorias feitas pela Associação Portuguesa para a Certificação (APCER), e obriga as empresas a estruturarem a forma como funcionam e a registar todos os procedimentos, nos diferentes departamentos ou áreas de atuação.
"A ISO veio obrigar-nos a documentar os nossos processos, e uma das surpresas foi que o Rock In Rio já aplicava muitas das medidas sugeridas", afirmou Dora Palma à Lusa, realçando que também se trata do reconhecimento de que "já se fazia muita coisa, a nível ambiental, social e económico".
O festival foi igualmente escolhido pela organização EE Music para caso de estudo, a nível nacional, devido às práticas de eficiência energética e sustentabilidade.
O Rock in Rio Lisboa 2014 realiza-se nos próximos dias 23, 25, 30 e 31 de maio e 01 de junho e, até agora, já estão confirmadas as presenças de Robbie Williams, Linkink Park, Queen of the Stone Age, Arcade Fire e Justin Timberlake.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Festival João Rock será no dia 31 de maio em Ribeirão Preto

Fonte: Ribeirão Preto Online
O festival espera receber mais de 30 mil pessoas de todo o país
O festival espera receber mais de 30 mil pessoas de todo o país
Foto(s): Divulgação
Considerado um dos principais festivais de pop rock do país – o maior de um dia – a 13ª edição do João Rock está confirmada para o dia 31 de maio de 2014, em Ribeirão Preto, a 300 quilômetros de São Paulo.
A maratona musical, promovida pelo Banana´s Eventos, chega à sua 13ª edição, trazendo importantes nomes da música nacional em apresentações especialmente preparadas para o festival. Segundo os organizadores, mais de 13 bandas se apresentarão nos 3 palcos do evento, proporcionando ao público cerca de 12 horas de música sem intervalos.
Para este ano, o festival espera receber mais de 30 mil pessoas de todo o país. A programação completa das bandas que se apresentarão no João Rock deve ser anunciada em breve.
Save The Date!!!
João Rock 2014
Data: 31 de maio de 2014
Local: Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto – São Paulo - Brasil
Facebook: festivaljoaorock
Twitter: @joaorock

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Baterista do Metallica se mostra preocupado com futuro do rock e metal

Via Revista Cifras/Igor Miranda

Baterista do Metallica se mostra preocupado com futuro do rock e metalMúsico elogiou bandas Baroness e Kvelertak (Getty Images)
Não é segredo que o rock e metal não andam em uma fase muito produtiva nos últimos anos. 


No entanto, o baterista do Metallica, Lars Ulrich, se mostrou realmente preocupado com o futuro dos gêneros. Em uma sessão de perguntas e respostas no Reddit, o músico manifestou sua opinião. 

"Acho que seria incrível se houvesse uma banda para balançar tudo de novo. Eu só não sei quem pode ser. Acho que a banda mais legal para mim nos últimos dois anos é a Baroness", comentou o músico. 

Ele aproveitou para citar outro grupo promissor. "Também adoro os noruegueses do Kvelertak. Mas não sei se alguma dessas bandas pode levar o rock e o metal às alturas de verdade" ", afirmou Ulrich, durante o bate-papo. 

GRITO ROCK - inscrições Abertas

GRITO ROCK de Sinop, MT, está com inscrições abertas para bandas.

Da Redação/http://www.odocumento.com.br/

O Festival chega a 12ª edição, conectando o interior do Brasil e vários países da América Latina, Europa, África e América do Norte, entre fevereiro e março.
Bandas interessadas em tocar na 4ª maior cidade de Mato Grosso, na 4ª edição do “Grito Rock”, poderão se inscrever gratuitamente na plataforma do TNB – Toque no Brasil, na oportunidade aberta hoje através do link: tnb.art.br/rede/oficinadamata e que se estenderá até o dia 15 de fevereiro.
Ao todo, serão selecionados 05 artistas/bandas, com trabalhos autorais, de todas as idades e gêneros, para se apresentarem no evento a ser realizado nos dias de 21 e 22 de março no bar cultural Xingú.
O Grito Rock em Sinop será produzido pelo Coletivo “Oficina da Mata” e segundo Luan Santos, coordenador de Produção do evento, o Grito Rock oportuniza ao produtor um leque amplo de campanhas e uma a ser inserida no Grito Rock Sinop 2014 é o “Grito Gay”, debatendo de forma macro a questão LGBT local.
"A proposta é de fomentar o cenário musical, provocando possibilidades diversas de integração com outras linguagens, seja através dos shows e/ou através de debates sobre Cultura, Comunicação e Comportamento", explica Luan.
O Grito Rock Mundo é um festival colaborativo realizado pelo Fora do Eixo, iniciativa financiada pelo Fora do Eixo Card e produzido com o apoio do Toque no Brasil.

domingo, 8 de setembro de 2013

Musica do Dia - Rage Against The Machine - Wake Up



Come on!
Uggh!

Come on, although ya try to discredit
Ya still never edit
The needle, I'll thread it
Radically poetic
Standin' with the fury that they had in '66
And like E-Double I'm mad
Still knee-deep in the system's shit
Hoover, he was a body remover
I'll give ya a dose
But it'll never come close
To the rage built up inside of me
Fist in the air, in the land of hypocrisy

Movements come and movements go
Leaders speak, movements cease
When their heads are flown
'Cause all these punks
Got bullets in their heads
Departments of police, the judges, the feds
Networks at work, keepin' people calm
You know they went after King
When he spoke out on Vietnam
He turned the power to the have-nots
And then came the shot

Yeah!
Yeah, back in this...
Wit' poetry, my mind I flex
Flip like Wilson, vocals never lackin' dat finesse
Whadda I got to, whadda I got to do to wake ya up
To shake ya up, to break the structure up
'Cause blood still flows in the gutter
I'm like takin' photos
Mad boy kicks open the shutter
Set the groove
Then stick and move like I was Cassius
Rep the stutter step
Then bomb a left upon the fascists
Yea, the several federal men
Who pulled schemes on the dream
And put it to an end
Ya better beware
Of retribution with mind war
20/20 visions and murals with metaphors
Networks at work, keepin' people calm
Ya know they murdered X
And tried to blame it on Islam
He turned the power to the have-nots
And then came the shot

Uggh!
What was the price on his head?
What was the price on his head!

I think I heard a shot
I think I heard a shot
I think I heard a shot
I think I heard a shot
I think I heard a shot
I think I heard, I think I heard a shot

'He may be a real contender for this position should he
abandon his supposed obediance to white liberal doctrine
of non-violence...and embrace black nationalism'
'Through counter-intelligence it should be possible to
pinpoint potential trouble-makers...And neutralize them,
neutralize them, neutralize them'

Wake up! Wake up! Wake up! Wake up!
Wake up! Wake up! Wake up! Wake up!

How long? Not long, cause what you reap is what you sow

Acorde
Vamos lá!
Uggh!

Embora você tente desacreditar
Ainda assim, você nunca editaria
A agulha com que costuro
Radicalmente poético
De pé com a fúria que eles tiveram em 1966
E como E-double, estou furioso
Ainda coberto nas merdas do sistema
Hoover, era um removedor de corpos
Vou te dar uma dose
Mas nunca chegará perto da raiva
Crescendo dentro de mim
Punhos no ar na terra da hipocrisia

Movimentos vem e movimentos vão
Líderes falam, movimentos terminam
Enquanto cabeças rolam
Porque todos esses caras
Têm balas na cabeça
Departamentos de polícia, os juízes, os federais
Redes de comunicações usadas para manter as pessoas sob controle
Você sabe que elas foram atrás de Martin Luther King
Quando discursou no Vietnã
Ele devolveu o poder para os que nada tem
E então veio o tiro

Yeah!
Yea, de volta nisso...
Com poesia, minha mente eu exercito
Inteligente como Wilson, nos vocais nunca falta delicadeza
Quem eu tenho, quem eu tenho, que eu tenho que fazer para te acordar?
Para te chacoalhar, para quebrar a estrutura
Porque o sangue ainda escorre na sarjeta
Estou tipo, tirando fotos
Um garoto doido abre o obturador
Arrume o caminho
Então finque e se mexa como se eu fosse Cassius
Censure a guagues
Então bombardeie a esquerda sob os fascistas
É, os muitos homens federais
Os quais tramavam planos nos sonhos
Para dar fim neles
Melhor você se cuidar
Da retaliação com guerra psicologica
Visões perfeitas e murais com metáforas
Redes de comunicações, mantém pessoas sob controle
Você sabe que eles assassinaram Malcolm X
E tentaram culpar o Islã
Ele devolveu o poder para os que nada têm
E então veio o tiro

Uggh!
Qual era o preço pela cabeça dele?
Qual era o preço pela cabeça dele?

Eu acho que ouvi um tiro
Eu acho que ouvi um tiro
Eu acho que ouvi um tiro
Eu acho que ouvi um tiro
Eu acho que ouvi um tiro
Eu acho que ouvi, eu acho que ouvi um tiro

Ele talvez seja um bravo condidato para esta posição, ele deve
Abandonar a suposta obediência à doutrina liberal branca
De não-violência e adote o nacionalismo negro
Através de contra-inteligência, deve ser possível
Identificar potenciais baderneiros... E neutralizá-los,
Neutralizá-los, neutralizá-los

Acorde! Acorde! Acorde! Acorde!
Acorde! Acorde! Acorde! Acorde!

Quanto tempo? Não muito, por que você colhe o que planta