Premiata Forneria Marconi se apresenta neste sábado (1º) ao lado do CCBB. Criada em 1970, a banda é referência no rock progressivo italiano.
Via G1
Em seu último final de semana, a Mostra Internacional de Rock Progressivo terá um de seus shows mais importantes. A banda italiana Premiata Forneria Marconi se apresentará neste sábado (1º) às 21h na Tenda CCBB, ao lado do Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.
De acordo com o comentarista de cultura doEstúdio i João Paulo Cuenca, a PFM é uma das expoentes do rock progressivo italiano. "A Premiatta é uma das mais importantes bandas e certamente a mais importante banda de rock progressivo da Itália. É o primeiro conjunto de rock a chegar ao número um nas paradas da Itália, a primeira banda de rock número 1 da Itália que fez turnê nos Estados Unidos", afirma.
Em uma contextualização sobre o gênero musical, Cuenca explica que o rock progressivo surgiu como alternativa à cena hippie da época. "Foi uma coisa que aconteceu no início dos anos 1970 quando as pessoas já estavam meio de saco cheio dos hippies, do paz e amor, e estavam consumindo algumas substâncias psicodélicas", destaca.
O comentarista de cultura aponta que as bandas de rock progressivo experimentaram um novo jeito de fazer música. Nesse formato, os conjuntos utilizam mais instrumentos e não se preocupam tanto com a duração das canções. "Eles começaram a ultrapassar o formato da música. Até então, a canção no rock era composta de baixo, guitarra, bateria, refrão e estrofe, e costumavam durar entre três e quatro minutos. As bandas de rock progressivo começaram a compor músicas muito mais longas, de até 50 minutos", define.
Nenhum comentário:
Postar um comentário